A maneira como se posiciona o bebé é determinante para a forma como o bebé vai pegar na mama, e vai extrair o leite.

A dor na amamentação e a baixa percepção de leite são as principais causas de abandono da amamentação e daí a importância de um bom posicionamento que permita fazer uma pega que não vai magoar a mãe e que eficiente para extrair todo o leite necessário.

Habitualmente, ouvimos falar da pega e menos do posicionamento mas uma é consequência da outra e por isso vamos começar por falar sobre o posicionamento.

FAtores necessários para um bom posicionamento:

Existem várias posições confortáveis com a mãe, sentada, reclinada ou deitada mas os pontos a ter em atenção para a díade são praticamente sempre os mesmos.

É importante que a mãe se sinta confortável a amamentar pois vai passar várias horas por dia a amamentar. No geral, é importante que a mãe:

– Fique encostada para trás (é o bebé que vai à mama e não a mama que cai por cima do bebé)
– Ombros relaxados

Fatores chave para termos um bebé bem posicionado:

– Bebé de frente para a mama e alinhado (orelha, ombro e anca)

– O corpo do bebé deve estar bem junto à mãe

– Nariz do bebé alinhado com o mamilo

– Cabeça ligeiramente flexionada para trás

– Corpo do bebé deve estar sustentado (para que possa estar relaxado)

 

E com um bebé e mãe bem posicionados, temos as condições necessárias para que o bebé faça uma boa pega. Mas o que é isso de uma boa pega?

Uma boa pega é aquela que permite ao bebé extrair todo o leite que precisa sem provocar dor à mãe. Por isso, mesmo que visualmente nos pareça que o bebé está a fazer uma má pega mas se ele estiver a evoluir de peso e não provocar dor à mãe está tudo bem! E o mesmo raciocínio se faz ao contrário, se visualmente a pega parecer bem, mas existir dor ou baixo peso, é necessário investigar mais fundo para se perceber o que se está a passar.

quais são as características de uma boa pega?

– Queixo bem encostado à mama

– Nariz livre

– Pescoço ligeiramente flexionado para trás

– Bebé com a boca bem aberta

– Lábio inferior virado para fora o de cima fica neutro

– Bochechas arredondadas

– Pega assimétrica

– Muita aréola dentro da boca

Se a mamada de um bebé aparentemente bem posicionado e com uma pega visualmente boa continuar a provocar dor na mãe, é necessária uma avaliação mais aprofundada pois algo não estará bem. Poderão ser várias as causas de uma pega ineficiente como freio curto, alterações orofaciais, tensões musculares, etc.