Primeiros Dias – Capacitar e Apoiar

Quantos de nós já nos deparámos com famílias nos primeiros dias após o parto e sentimos que não sabemos o suficiente para as apoiar?

Olhamos para aquela mãe e para aquele bebé e sentimo-nos muito inseguros. Porque é que a mãe tem dor na amamentação? Será que há transferência de leite? Será que o bebé está a comer? A aumentar bem de peso? Será que vai desidratar?

Se já te sentiste assim, esta formação é para ti.

Sabemos que o sucesso da amamentação depende, em grande parte, do que acontece nos primeiros minutos, horas e dias de vida do bebé. Da experiência de parto e do apoio e acompanhamento à família no pós-parto.

Existe um contexto hormonal e fisiológico que deve ser apoiado e potenciado para que tudo flua. Os bebés já vêm programados com os seus instintos para mamar, estando também as mães, fisiologicamente, preparadas para amamentar. Mas… por algum motivo , este processo fisiológico pode sofrer interferências, não ocorrendo como esperado.

Quando há alguma disrupção desta envolvência hormonal surgem os desafios e em específico os desafios à amamentação.

Com o teu apoio, é possível intervir e resgatar o que está a fluir menos bem, melhorando as taxas de amamentação e a satisfação com a amamentação por parte das mulheres.

Amamentar depois dos 6 meses

Os primeiros meses são só o início do percurso.

Sabendo que a idade média de desmame natural de uma criança será entre os 2 anos e meio e os 7 anos, importa que os profissionais de saúde estejam capacitados para apoiar as famílias.

Tens dúvidas de como apoiar o Regresso ao Trabalho? A Introdução Alimentar? E o Sono, esse eterno responsável pelo desmame?

Nesta formação iremos falar de tudo isto, do comportamento esperado de um bebé amamentado, de 12, 18, 24 meses ou mais, do relacionamento mãe-bebé e das alterações emocionais nesta dança que é o crescer!

E para isso convidámos 2 profissionais incríveis, que todos os que trabalham com amamentação estimam e respeitam!

Dra. Graça Gonçalves que tanto tem feito pela amamentação e pelas crianças em Portugal e o Dr. Carlos González, pediatra espanhol, escritor, referência mundial na área da amamentação e da criação com apego.

Estamos muito felizes com este curso e queremos partilhar essa felicidade contigo, vens?

Apoiar, capacitar e emponderar é aquilo que um profissional de saúde capacitado faz quando o tema é amamentação, e será esse o grande objetivo da nossa formação.