Regressar ao trabalho e Amamentar, SIM!

As recomendações internacionais e nacionais são de que o bebé seja alimentado nos primeiros 6 meses de vida exclusivamente com leite materno e que durante o primeiro ano de vida, a alimentação seja complementar, isto é, o principal alimento do bebé no primeiro ano de vida é o leite materno!

Nem sempre é possível prolongar as licenças de maternidade e por isso há a necessidade de gerir o regresso ao trabalho enquanto se amamenta.

O momento do regresso ao trabalho, muitas vezes é um momento de stress e de ansiedade.

Com que idade do bebé vai a mãe trabalhar? Com quem ele ficará? Com o pai? Com os avós? Creche?

Como conseguirei manter os 6 meses de amamentação exclusiva? E mesmo depois dos 6 meses, como mantenho a produção e quando tenho de extrair para manter a produção?

Quando extraio? Que bomba escolher?

São muitas as dúvidas com que as mães se deparam!

Para que este caminho seja mais leve e tranquilo! Criámos o workshop Regressar ao trabalho e amamentar, sim!

Avaliação multidisciplinar da função orofacial do bebé

Muitas vezes na nossa prática clínica diária, chegam à consulta famílias com bebés que apresentam alterações orofaciais.

Por outra palavras, mães com dor e lesões no mamilo e bebés com dificuldade na transferência de leite.
O que é ainda mais comum? Os profissionais de saúde terem muitas dúvidas. Não saberem como agir. Será um freio? Pior: desvalorizarem por completo o impacto que um freio pode ter.

Mas deixa-nos contar-te um segredo:
Os freios têm grande implicação na amamentação, na introdução alimentar, no desenvolvimento oro-facial e na vida adulta.

Por exemplo…. se não souberes identificar um freio curto e se não souberes qual é o impacto dele na amamentação… como podes apoiar estas mães?

É por isso que o Curso “Avaliação Multidisciplinar da Função Orofacial do Bebé” é essencial para ajudares e saberes agir perante as alterações orofaciais do bebé que comprometem a amamentação.

O bebé e as Pontes para o Mundo

Para apoiar na amamentação não basta saber as técnicas, não basta olhar para os números, não basta olhar só para a mãe ou só para o bebé. É preciso observar e valorizar a história dos intervenientes individualmente e em conjunto.

Contamos com a sensibilidade, espirito crítico de duas pessoas que muito têm feito pelos bebés e as suas famílias – O Dr. Carlos González e a Constança Cordeiro Ferreira, também conhecida como Fada dos bebés!

Amamentar depois dos 6 meses

Os primeiros meses são só o início do percurso.

Sabendo que a idade média de desmame natural de uma criança será entre os 2 anos e meio e os 7 anos, importa que os profissionais de saúde estejam capacitados para apoiar as famílias.

Tens dúvidas de como apoiar o Regresso ao Trabalho? A Introdução Alimentar? E o Sono, esse eterno responsável pelo desmame?

Nesta formação iremos falar de tudo isto, do comportamento esperado de um bebé amamentado, de 12, 18, 24 meses ou mais, do relacionamento mãe-bebé e das alterações emocionais nesta dança que é o crescer!

E para isso convidámos 2 profissionais incríveis, que todos os que trabalham com amamentação estimam e respeitam!

Dra. Graça Gonçalves que tanto tem feito pela amamentação e pelas crianças em Portugal e o Dr. Carlos González, pediatra espanhol, escritor, referência mundial na área da amamentação e da criação com apego.

Estamos muito felizes com este curso e queremos partilhar essa felicidade contigo, vens?

Apoiar, capacitar e emponderar é aquilo que um profissional de saúde capacitado faz quando o tema é amamentação, e será esse o grande objetivo da nossa formação.